Apresentação da Busca Ativa Vacinal - BAV
Aqui você vai encontrar a apresentação da iniciativa Busca Ativa Vacinal, assim como os primeiros passos e orientações para a implementação desta estratégia.
BUSCA ATIVA VACINAL - BAV
Lançamento – 07 de dezembro de 2022
Busca Ativa Vacinal (BAV) é uma metodologia e plataforma tecnológica inovadora e gratuita criada pelo UNICEF para apoiar os governos locais na identificação, registro e monitoramento de crianças não imunizadas ou em risco de não receberem vacinas. Será implementada nos municípios participantes do Selo UNICEF. Ao participar do selo UNICEF o município já aderiu a BAV.
Primeiros passos e orientações
Primeiramente o prefeito deve indicar um Gestor da BAV, denominado Gestor da Política Pública para coordenar e articular o processo político para implementar a estratégia.
O prefeito e o Gestor da Política Pública indicam um Coordenador Operacional da BAV, que apoia o Gestor da Política Pública, conduz as reuniões intersetoriais, acompanha a plataforma BAV e coordena a equipe.
O Gestor da Política Pública e o Coordenador Operacional devem fazer o Curso da Busca Ativa Vacinal – BAV, já disponível no AVA do selo UNICEF. Recomenda-se que façam o curso até 28/02/2022.
Para acessar o curso: primeiro acessar o AVA UNICEF no link a seguir https://ava.unicef.org.br/login/ e criar uma conta. Após criar a conta acessar o Curso da Busca Ativa Vacinal – AVA no seguinte link: https://ava.unicef.org.br/course/view.php?id=35
ATENÇÃO: o e-mail utilizado para fazer o curso deve ser o mesmo que será utilizado na plataforma da BAV, assim poderemos saber quais os componentes da equipe da BAV realizaram o curso. Isso faz parte das metas do Resultado Sistêmico 1 do Selo UNICEF.
Quanto a plataforma da BAV já está disponível para adesão do prefeito à plataforma. Ao fazer a adesão a plataforma, o prefeito já indica o Gestor da Política Pública, em seguida receberá um e-mail para confirmar a adesão, após a confirmação do prefeito, o Gestor da Política Pública receberá e-mail para adesão e poderá inserir a equipe, espera-se a inserção de toda a equipe até 30/03/2022. Neste momento a plataforma está disponível para essa função, as outras funcionalidades serão disponibilizadas em março de 2023. Acessar no link a seguir: https://buscaativavacinal.org.br/login.
Os municípios podem acessar os guias da BAV e tutoriais para adesão a plataforma dentro do curso da BAV, nas Boas-Vindas.
Os cursos para os outros atores da BAV serão disponibilizados em breve e espera-se que sejam ser realizados até e que até 30 de maio de 2022, por todos os componentes da equipe.
A Sociedade Brasileira de Imunizações - SBIm em parceria com o UNICEF está oferecendo o Curso Sala de Vacina, espera-se que todos os profissionais de sala de vacina realizem o curso. O curso é gratuito e os profissionais podem se inscrever já. Para se inscrever acessar o link a seguir: https://www.grupogen.com.br/curso-sala-de-vacinacao-sbim
Alguns Problemas relatados na Adesão a Plataforma BAV
1.Problema
O prefeito não recebeu nenhum e-mail até hoje. Podem trocar o endereço cadastrado? O prefeito não visualizou nenhum e-mail e nós não estamos conseguindo cadastrar a coordenadora de vacina Do município.
Resposta:
Verificar e o e-mail que cadastrou é exatamente o que me passou. O e-mail pode ter ido para o spam. Pedir ao prefeito que verifique o spam.
Somente após a confirmação da adesão do prefeito, o gestor da Política Pública receberá e-mail para a adesão e depois disso poderá inserir a equipe.
2.Problema
O e-mail do coordenador da BAV cadastrado na adesão ao programa foi digitado incorreto. Portanto, o acesso não chegou ao coordenador para que ele entre na plataforma e cadastre os demais membros exigidos.
Resposta:
Enviar todos os dados do município e do Gestor da Política Pública Municipal, assim poderemos excluir e o município poderá cadastrar novamente.
Nome, CPF, data de nascimento, telefone, município e estado.
3.Problema
O prefeito fez adesão e refere não ter acesso ou esqueceu a senha do e-mail utilizado para adesão.
Resposta:
Enviar as informações do município para que seja feita a exclusão e o município possa fazer novamente a adesão
Atenção: esta ferramenta de exclusão está sendo desenvolvida, portanto o município terá que esperar alguns dias. Assim que for feita a exclusão o município será comunicado para que possa fazer nova adesão.
4.Problema
O Gestor da Política Pública Municipal cadastro uma pessoa da equipe e digitou errado o e-mail, portanto a pessoa não recebeu o e-mail para adesão.
Resposta:
O gestor pode excluir essa pessoa e cadastrar novamente.
No “X” basta clicar e rejeitar a inclusão desse usuário.