Pular para o conteúdo principal

Oficiais do UNICEF e representantes da APDMCE participaram, no último dia 27 de fevereiro, do evento Pacto pela Educação, em Teresina, ocasião em que o Governo do Piauí formalizou a adesão da rede estadual de ensino à estratégiaBusca Ativa Escolar (BAE). Em seis anos, a Busca Ativa Escolar, por meio da atuação das equipes municipais e estaduais, contribuiu com o retorno de mais de 200 mil meninos e meninas à escola.

A chefe da unidade de Educação do UNICEF, Mônica Dias, apresentou a plataforma da BAE, que apoia os governos na identificação, registro, controle e acompanhamento de crianças e adolescentes que estão fora da escola ou em risco de evasão. “É uma iniciativa que começou há mais de seis anos e, ao longo desta trajetória, percebi que é preciso que tenhamos todos os colegas e de todas as outras áreas do governo em uma coalizão intersetorial para mudar a realidade educacional das crianças”, destacou.

Também esteve no evento Rui Aguiar, chefe do escritório do UNICEF em Fortaleza com atuação nos Ceará, Piauí e Rio Grande do Norte, e consultores da APDMCE que implementam o Selo UNICEF nos três estados. Compareceram à cerimônia prefeitos, dirigentes municipais de Educação, gerentes regionais de Educação e técnicos responsáveis pelo Censo Escolar, além do secretário estadual da Educação, Washington Bandeira, e da coordenadora do Pacto pelas Crianças do Piauí e primeira-dama do Estado, Isabel Fonteles. “Essa parceria com o UNICEF é muito importante porque iremos fortalecer as ações de Busca Ativa Escolar, indo atrás de cada criança e adolescente fora da escola, trazendo-os de volta para a sala de aula e garantindo sua aprendizagem”, disse Fonteles.

A programação contou ainda com uma mesa de debate sobre os resultados do Sistema de Avaliação Educacional do Piauí (SAEPI) e das ações estratégicas do Pacto pela Educação, além da palestra sobre o “Regime de colaboração: o caminho para ampliação das oportunidades educacionais’’, ministrada pelo educador Daniel Carlos da Costa. Foram realizadas oficinas com gestores escolares e gerentes regionais de Educação sobre elaboração de plano de trabalho e Censo Escolar.

O Governo do Piauí e o UNICEF já desempenham parcerias em defesa da infância e adolescência por meio da iniciativa Selo UNICEF, que tem a participação de 183 municípios do estado. Em setembro de 2023, o Executivo piauiense assinou a adesão à estratégia de Busca Ativa Vacinal (BAV), do UNICEF. A adesão foi concretizada em solenidade com participação da Associação para o Desenvolvimento dos Municípios do Estado do Ceará (APDMCE), responsável pela implementação do Selo UNICEF no Piauí, Ceará e Rio Grande do Norte.